Vamos co-criar?

 

Acredito que muitos já devem ter ouvido falar em co-criação, certo?

Bem, co-criação nada mais é do que criar em conjunto, interagir para que aquilo que está sendo criado seja rico em pontos de vista e opiniões. Tornando assim a criação o mais completa possível. Algo simles, porém muito efetivo.

Acho que ás vezes nós, seres humanos, esquecemos que para termos boas idéias, nada melhor do que compartilhar pensamentos, saber escutar e não ter medo de opinar.

Já que a co-criação é efetiva e tão simples, pergunto-me por que ainda existem decisões que são tomadas somente por uma pessoa, quando essas decisões afetam mais pessoas. E por que, na maioria das vezes, essas pessoas que são afetadas pelas consequências das decisões, não são questionadas nenhuma vez. Um exemplo para isso são as cidades + seus prefeitos + suas comunidades. Será que há diálogo entre a comunidade e o prefeito? Ou ele e a câmara tomam as decisões sozinhos? Não seria legal todos poderem opinar sobre o lugar onde vive?

Um exemplo de como as pessoas sentem vontade de participar e opinar, foi a iniciativa da artista Candy Chang <www.candychang.com>. Ela explora, através da co-criação, como deixar as cidades mais confortáveis, agradáveis e contemplativas.

Um dos movimentos é o “I wish this was”, nascido em New Orleans. Neste movimento Candy combinou arte de rua e planejamento urbano criando um adesivo dizendo “I wish this was ________”. Estes adesivos (feitos em vinil, para a fácil remoção) foram colados em lojas, casas e fábricas vazias ou abandonadas para que as pessoas que por ali passassem pudessem escrever no que gostariam que aquele lugar se transformasse. Os adesivos fizeram sucesso e expandiram, o pessoal já expressava onde queria prender sua bicicleta, onde ficaria bom mais flores ou árvores e ect.

 

 

Não é uma forma fácil de ouvir a opinião de todos interessados, abrir a cabeça, encontrar boas soluções? E não seria bom poder opinar no seu bairro, cidade, estado e até mesmo país? Com certeza o espaço para co-criação deveria ser mais aberto, afinal, quem usufrui dos lugares, serviços, produtos, bairros, cidades…somos todos nós.

Então ‘fica a dica’ para todos que sentem vontade de criar e, principalmente, para aqueles que “decidem as coisas o tempo todo”… Co-criar não só enriquece o resultado, como é necessário.

Uma popular ferramenta de co-criação é o brainstorm, e quando corretamente utilizada, é muito eficaz. No próximo post falo mais sobre como fazer essa tempestade de idéias facilitar a sua co-criação.

 

=)

@clarissalutke

Comments are closed.