Transformações

por Marcos Paulo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como tornar o mundo melhor?

Essa é a pergunta de ouro não é mesmo? Vou deixar essa pergunta no ar para contar uma experiência recente que tive.

Caso já tenha lido o DTBR Book, provavelmente notou que no final do livro existe uma lista de cursos interessantes. Um deles é o Design Thinking da ESPM, ministrado pelo Luis Alt e o Tenny Pinheiro e do qual eu participo ajudando os alunos em seus projetos.

No primeiro dia de aula são feitas as apresentações e é comum perguntarmos quais são as expectativas dos alunos. Ouvimos coisas como ter novas perspectivas, ajudar no trabalho atual e por ai vai. São objetivos que sempre procuramos atingir, mas o que realmente é sensacional (e que provavelmente alguns não estejam esperando) são as transformações pessoais que ocorrem durante o curso. E na última turma isso ocorreu de maneira muito expressiva.

Além de aprender sobre o Design Thinking, cada grupo de alunos recebeu a missão de projetar um serviço para um problema complexo. E cada etapa do processo foi visível em alguns deles sensações como brilhos nos olhos ao mergulharem e entenderem o problema, as dúvidas sobre o que fazer nos próximos passos, a inquietude para gerar ideias etc.

Mas o grande desafio foi na hora de gerar ideias. Cada grupo tinha um apanhado de ótimas ideias, mas por algum motivo ainda não estavam plenamente satisfeitos ou  com certeza se estavam no caminho certo.

Foi nesse momento que a grande transformação aconteceu. Entenderam que o que torna uma ideia realmente relevante é quando ela toca de forma significativa a vida das pessoas.

Ao final do curso fomos privilegiados por assistir as apresentações de 8 projetos fantásticos que combatiam problemas complexos de forma crível e sustentável para o negócio.

Se com pouco tempo, dividindo as atenções com questões pessoais e profissionais, essas pessoas conseguiram desenvolver ótimos trabalho, imaginem trabalhando totalmente dedicados?

E aquela primeira pergunta?

Como tornar o mundo melhor?

Ajudando pessoas a ajudar pessoas.

@marcoz_paulo

Comments are closed.